Bastante utilizado em áreas externas, o piso intertravado com grama, também conhecido como pisograma, é indicado para locais de grande tráfego e é uma peça extremamente simples e versátil de instalar.
Esses pisos de concreto vazado, sobre os quais são plantados gramas trazem inúmeros benefícios à obra— desde estéticos até mesmo ambientais.
Foi pensando na popularidade desse material que elaboramos este artigo para te apresentar as principais características do piso intertravado com grama e como utilizá-lo de forma eficiente e econômica. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
Como citamos anteriormente, o piso intertravado com grama é popularmente conhecido como pisograma, uma das principais opções nas obras para áreas externas, jardins, garagens, entre outros, podendo até mesmo compor calçadas e outros espaços públicos.
A principal ideia por trás do pisograma é que o assentamento do concreto seja realizado diretamente no solo, passando a sensação de que o material foi inserido no meio da natureza. Além disso, é possível encontrar outros detalhes em seu acabamento — além da grama, muitas pessoas utilizam também a brita para compor o piso.
Dois grandes benefícios do piso intertravado com grama são a sua permeabilidade e durabilidade. Afinal, vai muito além de um simples revestimento. Vamos conhecer com mais detalhes os seus benefícios?
Em meio ao concreto, é possível o plantio e o crescimento da grama, o que colabora diretamente com o paisagismo e a criação de uma pequena área verde nos centros urbanos.
De fato, o grande diferencial do pisograma é a sua permeabilidade, uma vez que permite a passagem de água diretamente para o solo, oferecendo uma solução ecológica e sustentável ao auxiliar no escoamento da água da chuva.
Além disso, o material é extremamente resistente, possui vida útil longa e exige baixíssima manutenção.
Confira outros destaques do pisograma:
Em relação ao tempo de construção, a parte mais demorada é o plantio da própria grama, mas ainda com vantagem em relação a outras formas de pavimentação.
– Leia também: Construção sustentável: entenda o conceito e a importância da aplicação
Basicamente, o piso intertravado com grama é indicado para qualquer tipo de construção, mas em casos especiais, essa opção é ainda mais vantajosa. São eles:
A resistência do concreto e permeabilidade do pisograma são os que tornam essa técnica tão eficiente.
Para locais onde haverá um tráfego intenso de veículos, a recomendação é do piso intertravado pisograma de 8cm de espessura.
Como já citamos neste artigo, a instalação do pisograma é relativamente fácil, mas isso não significa que não exige atenção dos profissionais.
Basicamente, a instalação do piso de concreto deve ser feita sobre uma camada de pó de pedra ou de areia grossa. Depois disso, o próximo passo consiste em cobrir com terra vegetal os vãos e fazer o plantio da grama. Viu como é simples?
O pós instalação exige o cuidado dessa grama e com as próprias peças de concreto, evitando que elas se quebrem.
Dependendo do tamanho da área, a aplicação do pisograma pode ser realizada em um único dia e em qualquer tipo de solo.
– Leia também: Como assentar bloquete intertravado? Dicas práticas para o procedimento
Somos especialistas na comercialização e produção de blocos de concreto e pisos intertravados. Quando o assunto é eficiência e qualidade, conte com a HR Premo!
Entre em contato com os nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito.