Você já ouviu falar em piso drenante ou piso permeável? Essa alternativa é muito utilizada no revestimento para aplicação em áreas externas, considerando sua durabilidade e vantagens socioambientais.
Continue a leitura e confira todas as informações sobre esse material.
O piso drenante de concreto, também conhecido como piso permeável ou piso ecológico, é um tipo de piso que vem se tornando cada vez mais popular no segmento da construção civil, principalmente devido ao leque de vantagens na sua utilização.
Basicamente, o material é um tipo de concreto desenvolvido especialmente para permitir a passagem de água diretamente para o seu nível inferior, oferecendo uma solução ecológica e sustentável ao auxiliar no escoamento da água da chuva.
Nesse sentido, o esse tipo de piso é uma alternativa proveitosa para a sua aplicação em áreas externas, facilitando não só o escoamento, como também o processo de drenagem da superfície.
Entenda melhor: no caso das cidades e os exemplos das áreas externas, a impermeabilização do piso diminuiria ou até mesmo impediria a capacidade da água infiltrar no solo. O grande problema disso é que, quando a chuva cai, a água que chega às ruas precisa ter para onde ir — com o piso impermeável, isso não é possível.
Dessa forma, o piso drenante torna-se a melhor opção para a infraestrutura urbana, aproveitando as áreas que necessitam de permeabilidade, tornando os processos arquitetônicos muito mais inteligentes.
– Leia também: Drenagem pluvial: Como o uso de pisos intertravados ajudam no processo?
Como citamos anteriormente, a principal vantagem do piso drenante é a redução dos riscos de alagamento. Mas você conhece quais são os outros benefícios do material? Acompanhe nos tópicos a seguir!
Uma das principais características do piso permeável, é o seu revestimento antiderrapante de alta aderência. Nesse sentido, o material colabora com a segurança até mesmo em dias de chuva, evitando enchentes e acidentes durante o tráfego de pessoas e veículos em sua superfície.
Além disso, o modelo mantém uma média de temperatura até sete graus inferior do asfalto, sendo possível a circulação de pessoas com os pés descalços, como é o caso da área externa de residências. Nas cidades, essa característica também auxilia na redução das ilhas de calor.
– Leia também: Como evitar enchentes nos grandes centros? A pavimentação intertravada como opção
Outro grande benefício do piso permeável é a sua economia de recursos, por ser um material de baixa manutenção, fácil limpeza e alta durabilidade.
Além disso, o piso drenante também permite o reaproveitamento da água da chuva, oferecendo custos vantajosos a curto e longo prazo.
Por ser um piso indicado para áreas externas e construções urbanas, não faria sentido se o piso permeável não fosse resistente, não é mesmo?
Nesse sentido, o modelo precisa de uma grande durabilidade e resistência para suportar todo fator externo, como o tráfego da área, chuvas e demais intempéries.
O piso drenante auxilia na manutenção do solo e da vegetação ao permitir a passagem direta da água e, como consequência, dos nutrientes da chuva e do ambiente para o chão.
Essa sustentabilidade e consciência ambiental é um dos grandes benefícios do material.
O piso drenante é um tipo de piso intertravado que pode ser utilizado em ruas, estacionamentos, áreas comuns de condomínios, calçadas, parques públicos e outras áreas externas, como quintais, áreas de piscinas etc.
Devido a sua variedade de opções estéticas, o piso intertravado drenante também propicia liberdade criativa para sua utilização na decoração.
– Leia também: Piscina de bloco de concreto: vantagens ao utilizar o material, como fazer e valores
Apesar das inúmeras vantagens que o material apresenta, apenas uma instalação realizada por especialistas pode garantir a eficiência do piso.
Por isso, conte com uma empresa especializada no assunto para instalar o piso permeávelf — como a HR Premo.
Então, conheça nossas obras realizadas e solicite um orçamento gratuito!