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Pavimentação asfáltica e pavimentação intertravada: principais diferenças e usos

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Fique por dentro das principais diferenças entre pavimentação asfáltica e a pavimentação intertravada.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) define pavimentação como a “superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas, assentados sobre um semiespaço considerado teoricamente como infinito (infraestrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito.” (Manual do DNIT, 2006).

No geral, o concreto e o asfalto são os materiais mais utilizados em uma pavimentação de vias públicas, onde cada um possui suas características particulares e, como consequência, vantagens e desvantagens para a obra e o meio ambiente.

Neste artigo, vamos te explicar as principais diferenças e usos entre a pavimentação asfáltica e a pavimentação intertravada. Continue a leitura!

Tipos de pavimentação

Antes de mais nada, é preciso entender como o DNIT classifica os tipos de pavimentação. São eles: rígidos, flexíveis e semi-flexíveis.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre cada tipo.

1. Pavimentação rígida

O pavimento rígido, como o próprio nome diz, está relacionado com um elevado nível de rigidez, quando comparado às camadas inferiores e espessura fixa em resultado da resistência à flexão das placas.

Em resumo, a pavimentação rígida é feita de concreto.

Dessa forma, todas as cargas são absorvidas e suportadas pela própria camada de concreto, podendo estar armada ou não. Neste tipo de pavimentação, é necessária a execução de juntas de dilatação.

A pavimentação rígida passou a ser bastante utilizada no Brasil a partir da década de 1990 por oferecer maior durabilidade e economia ao governo. Ainda hoje, o pavimento rígido é muito encontrado em grandes capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

2. Pavimentação flexível

Ao contrário da pavimentação rígida, na pavimentação flexível todos os esforços são distribuídos em parcelas equivalentes entre as camadas, que trabalham em conjunto.

O asfalto é o material mais utilizado nesse tipo de estrutura, principalmente por suas características de flexibilidade e facilidade de execução.

Essa flexibilidade, inclusive, permite que a pavimentação flexível não exija a execução de juntas de dilatação e alívio de tensão.

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3. Pavimentação semi-flexível

Também conhecida como pavimentação semi-rígida, esse modelo está relacionado com o piso intertravado de concreto.

O material é conhecido por incorporar características tanto dos pavimentos flexíveis como dos rígidos.

Em resumo, o piso intertravado de concreto consiste no uso de peças pré-moldadas de concreto para a pavimentação, podendo ter formato diversos, sendo os mais comuns o paver e o bloquete intertravado.

Em termos de resistência, o piso intertravado é mais semelhante com a pavimentação rígida. Em termos de elasticidade, por outro lado, o material compartilha características com o pavimento flexível.

– Leia também: Tipos de piso intertravado: conheça os 7 mais utilizados

Principais diferenças entre a pavimentação asfáltica e a pavimentação intertravada

Agora que você já conhece os primeiros tipos de pavimentação e as suas características, vamos te explicar com detalhes as principais diferenças entre a pavimentação asfáltica e a pavimentação intertravada. Confira os tópicos:

1. Tempo de execução

Em resumo, o pavimento asfáltico tem prazo de execução inferior ao pavimento intertravado de concreto.

O segundo, inclusive, exige um maior número de operários para a operação.

2. Manutenção

A manutenção do piso intertravado de concreto é considerada baixa, praticamente nula, quando comparada com o asfalto.

Além disso, é possível apenas substituir peças em eventuais intervenções sob o pavimento intertravado, o que não é possível fazer com a pavimentação flexível.

Em casos de reparos da pavimentação asfáltica, por exemplo, a manutenção é problemática, pois deixa remendos e há perda total de material.

3. Impermeabilidade

O piso intertravado não é um piso totalmente impermeável como o pavimento asfáltico.

Dessa forma, o primeiro permite maior permeabilidade e proporciona um excepcional conforto térmico.

4. Questões estéticas

O piso intertravado possui mais vantagens em relação a pavimentação asfáltica quando se trata de questões estéticas.

Isso acontece porque o material permite a aplicação de cores e a criação de faixas (conhecido como paginação de pisos intertravados), ou até mesmo de desenhos , como os logotipos de empresas.

As pinturas no asfalto, por exemplo, sofrem desgastes rápidos em relação às peças coloridas do piso intertravado de concreto.

– Leia também: Piso intertravado colorido: como aplicar e melhorar o aspecto visual da obra

Em resumo:

Comparação entre a pavimentação asfáltica e a pavimentação intertravada

A importância de contratar uma empresa especializada para a execução da sua obra

Independentemente do tipo de material que será utilizado para a execução da sua obra, é essencial que você procure por empresas especializadas no assunto.

Afinal, a segurança dos colaboradores e visitantes do local e a qualidade dos produtos devem estar sempre em primeiro lugar!

Como você viu, a pavimentação intertravada possui uma série de vantagens, quando comparada com a pavimentação asfáltica.

O material, inclusive, é um excelente investimento: apesar de possuir valores maiores que o outro tipo de pavimentação, o piso intertravado oferece um ótimo retorno em qualidade e durabilidade, fatores essenciais para qualquer construção.

A HR Premo é uma empresa especializada na produção e comercialização de blocos de concreto e pisos intertravados. Sempre com foco na qualidade, desenvolvemos produtos que atendem com eficiência as demandas da construção civil em pavimentação e sistemas construtivos.

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Hamilton Bandeira

Sócio e Gerente Geral da HR Premo. Engenheiro formado pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), possui mais de 7 anos de experiência na área, destacando-se pela sua expertise em projetos complexos e gestão de equipes técnicas. LinkedIn: @hbengenhariamecatronica

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