Não importa se a sua obra é grande ou pequena, o muro de arrimo serve para trazer segurança e proteção para a construção.
Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o termo. Acompanhe a leitura e confira!
O muro de arrimo, também conhecido como muro de contenção, é uma construção composta por cimento, agregados (como pedrisco, areia ou pó de pedra) e água feita com o objetivo de, além de isolar o terreno, dar estabilidade ao solo que possui o risco de deslizamento de terra.
No geral, o muro de arrimo é construído em locais que possuem declives ou aclives, especialmente os locais que sofreram com cortes no terreno. Ele leva em consideração o efeito que a água da chuva e a umidade do solo provocam na estrutura do muro, por isso deve ser forte e resistente o suficiente.
Essa proteção pode ser construída com diferentes materiais, sendo o bloco de concreto o mais utilizado. Sua escolha é graças a maior resistência do material e a maior agilidade na construção devido ao tamanho da peça, quando comparado com outros modelos.
A obra de um muro de arrimo estabiliza a pressão e segura a terra com chance de desmoronamento, de modo que ela não ceda.
É muito importante reforçar que, para evitar que este tipo de acidente ocorra, é preciso que o muro seja bem planejado e executado por uma empresa especializada no assunto. Além disso, os materiais utilizados devem ser de boa qualidade e de empresas confiáveis no mercado, como a HR Premo.
Antes de iniciar a construção, é imprescindível que o engenheiro civil responsável faça a avaliação a respeito da condição do solo para receber o muro de arrimo.
Agora que você já sabe o que é e para o que serve o muro de arrimo, vamos reforçar e apresentar algumas vantagens desse tipo de construção. Continue lendo!
Definitivamente, a maior vantagem do muro de arrimo é a segurança que esse tipo de construção dá para os moradores e/ou frequentadores do local.
Como já falamos neste artigo, a obra com o muro de arrimo estabiliza a pressão e segura a terra que possui chance de desmoronamento, evitando qualquer tipo de acidente. Em locais com esse risco, é imprescindível que a obra com o muro de contenção seja bem executada.
Antes da construção do muro de arrimo, é necessário que o engenheiro civil responsável pela obra realize a avaliação do local.
A partir daí, o muro é construído com assertividade para garantir a maior estabilidade ao solo, principalmente dos locais que possuem declives ou aclives.
Afinal, o primeiro passo para construir o muro de arrimo é a preparação do solo, escavando-o em toda extensão que receberá a obra.
Se você pretende economizar com segurança para a construção do muro de arrimo, você deve optar pelos blocos de concreto.
O modelo, além de possuir uma maior resistência, comparado com outros materiais disponíveis, garante maior agilidade e produtividade para a obra devido ao tamanho da peça, contribuindo para a diminuição dos custos.
- Leia também: Como economizar na construção de um imóvel?
Além dos fatores de segurança e proteção da área, o muro de arrimo também é responsável por ajudar a demarcar e limitar a área do terreno e da construção.
Outra grande vantagem dos muros de arrimo é que esses materiais precisam ser impermeabilizados, por dentro e por fora.
Como consequência, a água das chuvas e a umidade do solo ecoam somente pelos drenos, impedindo trincas e rachaduras.
Antes de apresentar a você como é realizada a construção do muro de arrimo com bloco de concreto, precisamos reforçar a importância do conhecimento e acompanhamento de um técnico responsável pela obra, como engenheiro especializado. Conte sempre com profissionais especializados no assunto!
Acompanhe a leitura e conheça o passo a passo para a construção:
Em primeiro lugar, o primeiro passo para iniciar a obra é especificar o tipo e quantidade de blocos de concreto que serão utilizados. Dessa forma, você evita gastos extras e otimiza o tempo de execução do serviço.
Para a construção do muro, então, deve-se preparar a sapata. É ela que vai ser responsável por amparar os blocos de concreto e dar sustentação à estrutura. A dica é que a sapata seja feita também de concreto e tenha profundidade duas vezes maior que as medidas do muro.
Após o segundo passo, comece a espalhar a argamassa em toda a região em que os blocos de concreto serão fixados. Comece pelos cantos e vá colocando os demais blocos, sempre passando também a argamassa nos lados.
Faça a medida dos blocos de concreto e verifique se os materiais estão alinhados. Se não, é a hora de usar um martelo de borracha para corrigir as irregularidades.
Para a segunda fiada, distribua a argamassa na superfície dos blocos da fiada de baixo. Repita o processo até que o muro de arrimo esteja com a altura desejada.
- Leia também: Como fazer um muro de bloco de concreto? Confira passo a passo
Quando o assunto é a construção de uma obra que vai garantir a segurança dos moradores e frequentadores do local, principalmente, todo cuidado é pouco.
Por isso, exija sempre que os produtos utilizados na construção sejam de boa qualidade e venham de empresas conceituadas no mercado, como a HR Premo.
Somos uma empresa especializada na produção e comercialização de blocos de concreto e pisos intertravados. Aqui, o nosso foco é a qualidade!
Sabemos que um muro de arrimo mal construído pode trazer grandes prejuízos no futuro, de segurança e também financeiros. Dessa forma, conte com a HR Premo para evitar os problemas com a sua obra. Conheça de perto os nossos diferenciais!
Que tal entrar em contato com a nossa equipe e pedir um orçamento sem compromisso?
- Leia também: Amarração com bloco estrutural de concreto: entenda o processo