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Gestão da qualidade na construção civil: entenda o que é e sua importância

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Uma gestão da qualidade na construção civil pode ser o diferencial que você procura para a sua obra através de bons resultados, produtividade e confiança do cliente.

Neste artigo, vamos falar com mais detalhes sobre essa administração e como executar o controle de qualidade no dia a dia de forma prática e eficiente. Acompanhe a seguir!

O que é gestão da qualidade na construção civil?

Antes de falarmos sobre a execução do controle de qualidade na construção civil, vamos dar alguns passos para trás e desmistificar os conceitos por trás desse tema.

Basicamente, a ideia da gestão de qualidade nasceu no Japão após a segunda guerra mundial com o principal objetivo de aprimorar serviços, evitar desperdícios e fidelizar clientes.

Com o passar dos anos, essa ideia espalhou-se por todo o mundo e foi aplicada por empresas que buscavam se destacar entre as demais. No ramo da construção civil, por exemplo, as normas NBR ISO 900 E SIAC/PBQP-H conduzem a gestão da qualidade até os dias atuais.

Esse sistema traz algumas diretrizes básicas para qualquer obra:

  • Foco no cliente;
  • Comprometimento dos colaboradores;
  • Resolução de erros;
  • Produtividade;
  • Decisões baseadas em dados;
  • Processos bem elaborados;
  • Acompanhamento da construção.

Quais são as vantagens da gestão da qualidade na construção civil?

1. Aumento da produtividade

Um dos grandes benefícios e objetivos em aplicar o controle de qualidade na construção civil é o aumento da produtividade.

Isso acontece porque, com esse controle, todas as funções e tarefas são muito bem definidas e capacitadas, conduzindo a um melhor desempenho de toda a equipe e facilitando o acompanhamento de processos.

2. Redução de erros

Outra grande vantagem da qualidade de obra é a redução de erros. Com o acompanhamento direto e eficaz é possível detectar incorreções e falhas e corrigi-las rapidamente.

Dessa forma, evita a necessidade de retrabalhos, o que colabora até mesmo com o orçamento final da obra e evita desperdícios.

– Leia também: Orçamento de obras: o que é, como fazer e exemplos

3. Fidelização dos clientes

Como citamos anteriormente, uma gestão da qualidade na construção civil pode ser o diferencial que você procura para a sua obra.

É através dela que você entrega produtos melhores, respeita os prazos combinados com o cliente e, consequentemente, conquista a sua confiança.

Essa fidelização dos clientes é fundamental não só para a reputação da empresa, como também para evitar problemas estruturais futuros que podem comprometer a segurança de todos os envolvidos.

4. Maior segurança e conforto

O acompanhamento direto da construção, portanto, garante que todos os colaboradores estejam seguindo as normas padrões e especificações recomendadas para aquela obra, garantindo a segurança e conforto necessários para todos.

5. Certificação de qualidade

Por fim, a gestão da qualidade na construção civil permite uma visão mais abrangente de toda a obra, tornando a empresa apta a obter certificações importantes e se destacando entre as demais.

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Quem é responsável por fazer a qualidade de obra?

O gestor de obras é o profissional responsável por coordenar a execução dos projetos e, consequentemente, acompanhar todas as etapas da construção.

Esse profissional é quem estuda a viabilidade da construção, garante a qualidade técnica durante todo o serviço e previne imprevistos.

Então, como colocar em prática a gestão da qualidade na construção civil?

Antes de mais nada, você precisa saber que a gestão da qualidade precisa andar junto com um bom planejamento estratégico

Essa primeira etapa é fundamental para avaliar todas as atividades que serão realizadas e atentar às demandas e necessidades do projeto. Existe algum setor que precisa ser otimizado? Algum controle de qualidade que pode ser melhorado?

Com essa resposta em mãos, é papel dos gestores definirem o escopo do projeto, ou seja, todas as exigências que serão implementadas, a frequência que ocorrerão e como será realizado todo o monitoramento das obras.

Depois disso, é a hora de colocar a mão na massa! Para muitos, o grande desafio da gestão da qualidade na construção civil é começar a implementar tudo o que foi definido no planejamento.

Para garantir uma execução eficaz, é preciso adotar práticas, como:

  • Treinamentos internos;
  • Implementação e revisão de procedimentos;
  • Auditoria interna e análise de inspeções;
  • Acompanhamento de ações corretivas.

Nesse sentido, é fundamental acompanhar todo o processo para garantir o controle de qualidade e verificar o andamento de tudo que foi planejado. Isso não garante o fim dos erros, mas definitivamente previne inúmeros outros problemas que poderiam se estender na construção.

Por fim, é papel do gestor de obras se preocupar também com a entrega final do produto, ultrapassando as expectativas do cliente e alinhando com o tempo de entrega previsto.

– Leia também: Mercado da construção civil em 2023: principais tendências e expectativas

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Hamilton Bandeira

Sócio e Gerente Geral da HR Premo. Engenheiro formado pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), possui mais de 7 anos de experiência na área, destacando-se pela sua expertise em projetos complexos e gestão de equipes técnicas. LinkedIn: @hbengenhariamecatronica

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