Blocos de concreto são materiais bastante utilizados para a construção de muros. Apesar de ser uma construção relativamente simples, o muro de bloco de concreto exige alguns cuidados e preparos básicos, a fim de garantir um resultado satisfatório para o cliente e sem futuras dores de cabeça, até mesmo para a empresa responsável.
Neste artigo, você vai aprender com todos os detalhes como fazer um muro de bloco de concreto e dicas úteis para todo o processo de construção. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Como citamos anteriormente, os muros de bloco de concreto são bastante utilizados por oferecerem ainda mais resistência e vantagem estética. Além disso, a produtividade é maior, uma vez que a sua execução é ainda mais rápida.
Muitas construções ainda optam pelo muro de contenção, também conhecido como muro de arrimo, que são estruturas feitas com blocos de concreto para dar estabilidade ao solo que possui o risco de deslizamento de terra.
Nesse sentido, o muro de arrimo com bloco de concreto estabiliza a pressão e segura a terra com chance de desmoronamento, de modo que ela não ceda.
Além disso, o muro de concreto também é uma boa opção nas construções pela sua economia de materiais, como argamassa e madeira, além de não ser necessário reboco ou pintura, apenas impermeabilização.
– Leia também: Tipos de blocos de concreto: conheça os principais e suas finalidades
A construção de um muro de bloco de concreto exige atenção e estudo para que tudo saia de acordo com o planejado. Vamos conhecer os passos principais?
A primeira etapa para qualquer tipo de construção é o estudo do projeto e, consequentemente, do terreno onde a obra será executada.
Esse estudo garante que a instalação do muro de bloco de concreto seja feita de forma segura e os materiais fiquem bem assentados.
– Leia também: Quantos blocos por metro quadrado serão necessários na obra? Saiba calcular
É nessa parte que será possível analisar a profundidade da vala de fundação. Veja uma dica que pode te ajudar nessa escolha:
Depois que o fundo da vala for compactado, é possível colocar uma camada de em média 5cm de concreto magro, antes mesmo de instalar as barras de ferro e o concreto normal.
Lembramos que o cálculo correto dessa profundidade e materiais necessários deverá ser realizado com o auxílio de um profissional da área para que não haja erros.
Não são todos os muros de bloco de concreto que exigem pilares de sustentação. Contudo, algumas obras exigem do material como apoio à estrutura que virá em seguida com o muro.
Os locais que mais exigem pilares de sustentação são os com muita incidência de chuvas e riscos de desmoronamento.
Por fim, a drenagem do local é o último passo para fazer um muro de bloco de concreto para reduzir a pressão que pode ser causada pela água.
– Leia também: Como assentar bloco de concreto? Dicas práticas para o procedimento
Citamos ao longo deste artigo algumas vantagens do muro de concreto, mas, para reforçar a importância da escolha desse material, elencamos em tópicos alguns dos seus principais benefícios:
Com tantas vantagens, você deve estar se perguntando como escolher o melhor material e equipe para o muro de concreto, não é mesmo?
Como em qualquer outro tipo de construção, as melhores opções são aquelas realizadas por uma equipe profissional, capaz de entregar resultados profissionais e com materiais de qualidade — como a HR Premo.
Somos uma equipe especializada na produção e comercialização de blocos de concreto e pisos intertravados. O nosso foco é a qualidade!
Somos o concreto que Juiz de Fora – MG e região confiam. Conheça um pouco das nossas obras realizadas e entre em contato conosco para um orçamento sem compromisso!