O paver é um tipo de piso intertravado popular para calçadas, pátios e ruas por causa da sua durabilidade e estética versátil. Se você está planejando um projeto ou quer entender o processo, aqui você vai ver como assentar paver de forma eficiente e com ótimos resultados.
Veja nove passos para fazer um bom assentamento de paver:
O primeiro passo para saber como assentar paver é planejar o layout e escolher o tipo. Considere o uso da área — se será uma calçada de alta circulação ou um pátio decorativo — pois isso influenciará o tipo de paver a ser escolhido. Faça um esboço detalhado da área, incluindo medidas precisas.
– Leia também: Paver dormido: o que é, principais características e indicações
Ela é fundamental para evitar o afundamento e a movimentação do paver no futuro. Remova cerca de 15 a 20 cm de terra do local onde o paver será instalado. É importante garantir que a base esteja nivelada e compactada. Para isso, use uma compactadora de solo, que pode ser alugada em lojas de equipamentos.
Após a compactação do solo, adicione uma camada de material de base, geralmente composto de brita ou cascalho. Esta camada deve ter aproximadamente 10 cm de espessura e também precisa ser compactada. A base proporciona uma fundação sólida e drena a água, evitando a erosão sob os pavers.
Sobre a base compactada, espalhe uma camada de areia de assentamento. Esta camada deve ter cerca de 2,5 cm de espessura. A areia facilita o ajuste e o alinhamento dos pavers, além de ajudar a intertravar as peças firmemente.
Comece a colocar os pavers de uma extremidade da área, mantendo-os bem juntos. Use um padrão de assentamento conforme planejado, seja em linhas retas, em espinha de peixe ou qualquer outro desenho. Um martelo de borracha pode ser útil para encaixar os pavers suavemente no lugar.
– Leia também: Paginação de piso intertravado: o que é, principais tipos e como fazer
Você provavelmente precisará cortar alguns pavers para encaixá-los nas bordas ou ao redor de obstáculos como postes ou cantos. Uma serra de mesa com lâmina de diamante é ideal para fazer cortes limpos e precisos.
Após todos os pavers estarem posicionados, passe a compactadora de solo sobre eles para intertravar a areia entre as junções. Isso ajuda a firmar todo o pavimento.
Finalize espalhando uma camada fina de areia de bloqueio sobre o pavimento e varrendo-a para as fendas entre os pavers. Uma última passagem com a compactadora ajuda a selar a areia nas juntas.
Embora os pavers sejam de baixa manutenção, é bom varrer e lavar periodicamente a área para manter a aparência limpa. Verifique sempre se há pavers soltos ou áreas afundadas, que podem ser facilmente reparadas removendo as peças afetadas, recompactando a base e reinstalando os pavers.
– Leia também: Manutenção de pisos intertravados: Dicas da HR Premo para um cuidado eficaz
O custo da mão de obra para assentar paver varia conforme a região, a complexidade do projeto e os materiais utilizados. Em média, os preços podem oscilar entre R$ 25 e R$ 70 por metro quadrado. Projetos que envolvem padrões complexos ou condições de terreno desafiadoras podem levar a custos mais altos.
Agora que você já sabe o passo a passo de como assentar paver, conte com a HR Premo! Nossa equipe altamente qualificada e experiente se dedica na venda de artefatos de concreto que embelezam, adicionam valor e funcionalidade ao seu ambiente.
Aqui na HR Premo, você encontra a solução perfeita para suas necessidades, desde blocos de concreto até pisos intertravados.
Entre em contato e deixe-nos transformar suas ideias em realidade com soluções práticas, duráveis e esteticamente agradáveis.
– Leia também: Instalação de piso intertravado em JF: como funciona, quem faz e preços do serviço
*Imagem de capa : Envato