Se você é dono de uma construtora, sabe que manter tudo em dia com as normas e garantir a qualidade dos materiais é um desafio constante. E quando se trata de pavimento intertravado, não seguir a NBR 9781 pode gerar retrabalho, custos inesperados e outros problemas.
Quer saber os detalhes sobre a regra? Leia o nosso post completo!
A ABNT NBR 9781:2013 é uma norma técnica que estabelece as regras para as peças de concreto usadas em pavimentação intertravada.
Em termos simples, ela serve para garantir a qualidade e segurança dos pisos intertravados que são usados para construir pavimentos, como: calçadas, estacionamentos ou áreas de armazenamento que vão ter o tráfego de pessoas e de veículos.
- Leia também: NBR 9050: tudo sobre a norma ABNT para construção de calçadas de concreto
A NBR 9781:2013 traz vários pontos de atenção. Aqui no post, vamos falar sobre 8 e você pode ver todos os detalhes no pdf da norma. Veja alguns deles:
Na confecção do material, é permitido incluir aditivos e pigmentos, mas o primeiro deve seguir as regras da ABNT NBR 11768 e o último tem que ter base inorgânica e atender à ASTM C 979/C 979M.
A NBR 9781:2013 permite 4 tipos ao todo:
Define as medidas e variações permitidas para as peças de concreto:
- Leia também: Tipos de piso intertravado: conheça os 7 mais utilizados
Toda peça de concreto precisa ter um espaçador incorporado, que é um elemento que ajuda a manter o espaçamento correto entre os blocos quando elas são colocadas no lugar.
Ele deve seguir as normas da ABNT NBR 15953 para garantir que a peça tenha boa qualidade e não prejudique a estrutura.
- Leia também: Paginação de piso intertravado: o que é, principais tipos e como fazer
O chanfro é o arredondamento ou corte nas bordas da peça de concreto. Ele serve para garantir que as peças se encaixem corretamente e, em alguns casos, para tornar o toque ou a passagem sobre a peça mais confortável.
Segundo a ABNT NBR 9781:2013, ele pode ser usado ou não, mas se for utilizado, o tamanho deve ser entre 3mm e 6mm, tanto na parte horizontal quanto na vertical da peça.
As arestas das peças de concreto são as bordas das faces laterais, superior e inferior. Elas precisam ser bem feitas e regulares.
As peças de concreto devem ter um ângulo de 90°, ou seja, um ângulo reto, quando são instaladas.
A resistência à compressão mede o quanto uma peça de concreto pode suportar de peso sem quebrar. Ela é testada quando a peça tem 28 dias de cura.
Segundo a NBR 9781:2013, esses são os requisitos:
Há várias NBRs de pavimentação, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
Somos referência na fabricação de blocos de concreto e pisos intertravados, de acordo com as normas de qualidade. Se você está em Juiz de Fora, não perca essa oportunidade!
Com mais de 327 obras realizadas, oferecemos produtos que garantem durabilidade, segurança e beleza para sua obra.
Confira os depoimentos de quem já confiou na gente e aproveite para pedir um orçamento!
- Leia também: Instalação de piso intertravado em JF: como funciona, quem faz e preços do serviço
* Imagem de capa: Envato/Elena_Nik