fbpx

7 dicas para escolher uma fábrica de artefatos de concreto em Juiz de Fora

Home Blog 7 dicas para escolher uma fábrica de artefatos de concreto em Juiz de Fora

Blocos, lajes e pavers são alguns dos produtos mais usados em obras. Agora, para o projeto ser feito com excelente qualidade e ter um melhor custo-benefício, é preciso escolher bem em qual fábrica de artefatos de concreto você deve comprar os materiais.

Para te ajudar a decidir, fizemos esse conteúdo com dicas importantes. Leia o texto completo para saber!

O que é artefato de concreto?

Os artefatos de concreto são elementos pré-fabricados e moldados a partir de misturas de cimento, areia, água, entre outros. Alguns exemplos são os blocos de concreto, tubos de concreto, lajes pré-fabricadas, entre outros

Qual é o cimento ideal para os artefatos de concreto?

O cimento Portland é a escolha mais comum para a produção desses artefatos, pois tem uma alta resistência e versatilidade. 

– Leia também: Slump test: entenda como funciona a técnica que avalia a consistência do concreto

Como é feita a produção de artefatos de concreto?

A produção é feita em uma fábrica de artefatos de concreto. Ela começa com a preparação da mistura que combina o cimento com a areia, agregados para concreto e água. Depois, é minuciosamente homogeneizada em betoneiras para tornar a distribuição dos componentes uniforme.

Em seguida, a mistura é despejada em moldes e é feita a compactação para eliminar possíveis bolhas de ar. Durante o processo de secagem, os artefatos ficam em condições ideais para que o concreto ganhe resistência e durabilidade. Isso é feito através do controle da umidade, temperatura e tempo de cura.

A etapa final é o acabamento, como: lixamento ou a aplicação de revestimento. Após isso, os produtos seguem para uma rigorosa inspeção de qualidade. Depois, são embalados e acomodados de forma apropriada para o transporte e o armazenamento.

Banner para contato com os especialistas da HR Premo

Tipos de artefatos de concreto

Existem vários tipos de artefatos de concreto disponíveis no mercado. Cada um deles atende a uma necessidade específica na construção. Veja alguns exemplos:

  • Blocos de concreto: são utilizados na construção de paredes, muros e estruturas. Os tipos de blocos de concreto variam e podem ser vazados, estruturais ou de vedação;
  • Lajes pré-fabricadas: são painéis de concreto que já chegam prontos à obra utilizadas para a formação de pisos e coberturas em edifícios;
  • Guias de concreto: delimitam e protegem as bordas de pavimentos, calçadas e jardins;
  • Pisos intertravados: são peças de concreto utilizadas em pavimentações de áreas externas, como: calçadas, pátios e estacionamentos. Existem diversos tipos de pisos intertravados, como os pavers e paviess, por exemplo
  • Tubos de concreto: são peças cilíndricas que facilitam o escoamento de água em obras de infraestrutura. São muito importantes para prevenir alagamentos e erosões;

Além dos itens acima, existem vários outros artefatos de concreto, como: estátuas, ornamentos de jardim, caixas de inspeção, grelhas, bueiros, etc.

– Leia também: Lista de materiais de construção: confira 15 itens que não podem faltar na sua

7 dicas para escolher uma fábrica de artefatos de concreto

Quer comprar esses produtos para usar nas obras? Confira 7 dicas para escolher a fábrica de artefatos de concreto com melhor custo-benefício para você.

1. Reputação da fábrica de artefatos de concreto no mercado

Avaliações de clientes anteriores e a presença em projetos de renome podem ser indicativos da qualidade dos produtos.

2. Certificações e padrões de qualidade

Tenha certeza de que a fábrica de artefatos de concreto segue normas e padrões de qualidade da indústria. Certificações como ISO 9001 são um bom indicativo de compromisso com a excelência.

– Leia também: Gestão da qualidade na construção civil: entenda o que é e sua importância

3. Variedade de produtos

Uma boa fábrica de artefatos de concreto oferece uma ampla variedade de produtos para atender às diferentes necessidades de construção.

4. Tecnologia e maquinário

Verifique se ela investe em tecnologia e maquinário moderno, o que pode impactar diretamente na qualidade dos artefatos produzidos.

5. Atendimento ao cliente

Veja como é a relação da empresa com o cliente. Ela é capaz de esclarecer dúvidas? Fazer pedidos e resolver eventuais problemas? Certifique-se de que a fábrica oferece um suporte eficiente.

6. Prazos de entrega

O que você deve observar é se a empresa cumpre com os prazos, porque a pontualidade na entrega dos produtos é essencial para evitar atrasos em obras e projetos.

7. Sustentabilidade

Vale a pena conferir se existe a preocupação da fábrica com práticas sustentáveis, como: o uso de materiais reciclados ou a implementação de processos que ajudem a proteger o meio ambiente.

– Leia também: Construção sustentável: entenda o conceito e a importância da aplicação

Conheça a fábrica de artefatos de concreto em Juiz de Fora: HR Premo!

Somos líderes no mercado e fazemos desde a produção até a distribuição de blocos de concreto e pisos intertravados de alta qualidade. Nossa missão é oferecer soluções eficientes e duradouras em pavimentação e sistemas construtivos.

Com anos de experiência, cada produto da HR Premo é desenvolvido para se destacar no cenário da construção. Peça um orçamento e eleve o nível de qualidade e durabilidade dos seus projetos!

Banner para o blog da HR Premo

Compartilhe:

Hamilton Bandeira

Sócio e Gerente Geral da HR Premo. Engenheiro formado pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), possui mais de 7 anos de experiência na área, destacando-se pela sua expertise em projetos complexos e gestão de equipes técnicas. LinkedIn: @hbengenhariamecatronica

Artigos Relacionados

Mercado da Construção Civil em 2025: principais tendências e expectativas

Leia mais

Bloco de concreto vazado: uma solução eficiente para a sua construção

Leia mais

Artefatos de concreto: entenda o que são, principais cuidados e vantagens do uso

Leia mais